I PRÊMIO BAIXO MÉIER DE POESIA | VENCEDORES – Guilherme Zarvos

Guilherme Zarvos é poeta e produtor cultural, co-fundador do CEP 20.000, publicou Beijo na poeiraNacos de carneMais tragédia burguesaMorrer e zombar, Lições educacionais para Tintum, 60 70, e é

Cágado de ouro
Prêmio pelo conjunto da existência poética: trajetória, obra, suingue, peito aberto e pernas pra que te quero

e também

Nos braços da massa

Prêmio surpresa para poetas que são aclamados pelo júri popular no dia da cerimônia

 

1. Guilherme Zarvos, você faturou o prêmio “Cágado de ouro”, pelo conjunto da existência poética, cujo troféu é uma coroa. Você já havia se imaginado com uma coroa? Se sim, em que situação? Senão, qual foi a sensação de ser coroado?

GZ: Receber os prêmios, na Oficina Experimental, em 2017, no Imperator – e, na sequência, charlar no Baixo Méier –, prêmios entregues por um conjunto de poetas que sempre estão juntos, avançando o Rio, foi delicioso. Sem coroa, mas com o cágado, que virou cágada, como gostei de abraçar a que me é Edith.

2. Se pudesse voltar no tempo e dar conselhos ao jovem Guilherme do fim dos anos 1970, que conselho daria para evitar que ele ganhasse um prêmio como esse?

GZ: Que é preciso agradecer a todos que vão formando uma geração Forte e Alegre. E dizer, revisando os anos 1970, que é a necessidade de escrever poesia que move a poesia, e que é a necessidade de estarmos juntos que move a verdadeira biopolítica — amar e ter muita/os filha/os, mesmo que não biológica/os.

3. Guilherme, o prêmio sempre oferece o duplo de captura e exclusão ou há linhas de fuga?

GZ: Premiem preferencialmente sem concorrentes. São aqueles que lhes tocam, os únicos do ano, que fizeram vcs moverem-se pela Cidade, que parecem seus pares. E premiem-se, pois vcs estão fazendo poesia de primeira e criarão Escola. Como viver, como amar, como escrever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s